Plano de Acompanhamento de Estudos - PAE/ Plano de Integralização Curricular - PIC
A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) divulgará a lista de estudantes que se enquadram nos critérios estabelecidos pela Resolução 68/2017 do CEPE. Anualmente, os estudantes dos cursos são avaliados quanto aos quesitos contidos nesta Resolução.
Os Colegiados/Coordenação de Curso de Graduação devem analisar a lista dos estudantes em Acompanhamento do Desempenho Acadêmico (ADA) e definir sua situação: em Plano de Acompanhamento de Estudos (PAE), Plano de Integralização Curricular (PIC) ou Desligamento, conforme o caso, nos termos da Resolução Nº 68/2017 CEPE.
Após aprovação da lista pelo Colegiado/Coordenação de Curso de Graduação, a Coordenação do Curso deverá encaminhar a lista de estudantes em situação de PAE, PIC ou Desligamento para a Diretoria de Apoio Acadêmico (DAA) da Prograd.
A Coordenação do Curso de Graduação deverá notificar o estudante, via Portal do Aluno, sobre a sua inclusão no ADA, devendo mencionar a Resolução N° 68/2017 CEPE, Instruções Normativas e Portarias relacionadas, e convocá-lo para preenchimento dos Anexos I (PAE) e II (PIC) da Resolução N° 68/2017 CEPE.
É dever do(a) estudante manter atualizadas suas informações cadastrais junto à UFES, inclusive endereço postal, telefone e e-mail. As comunicações entre a UFES e o(a) estudante prioritariamente se darão via Portal do Aluno.
A Coordenação de Curso deverá registrar o PAE ou PIC (Anexos I ou II da Resolução N° 68/2017 CEPE), no Sistema Acadêmico.
Plano de Acompanhamento de Estudos - PAE
Consiste na criação de mecanismos institucionais pela Pró-Reitora de Graduação (PROGRAD) e pelos Colegiados/Coordenações de Cursos que, por meio de medidas pedagógicas, visem à prevenção do desligamento de estudantes, mediante a aplicação de estratégias e ações de ensino/aprendizagem, com vistas à diminuição da evasão nos cursos de graduação.
O PAE prevê o desenvolvimento de estratégias diversificadas que possam impactar no processo de ensino/aprendizagem de forma suplementar e assertiva.
Estudantes em situação de PAE
São os estudantes que se enquadram em pelo menos um dos itens abaixo:
1. (CHA/NSI) < (2CHTd/(NPS+NPM)) (Planilha de cálculo em anexo).
2. Tenha sofrido 3 (três) reprovações, consecutivas ou não, na mesma disciplina.
3. Tenha abandonado o curso durante um semestre letivo.
O estudante será desvinculado do PAE caso tenham sido sanadas as situações previstas nos itens 1 e 2.
Plano de Integralização Curricular - PIC
O PIC consiste no planejamento da integralização do curso junto ao Colegiado/Coordenação de curso.
Subentende-se que, na fase de PIC, o estudante já passou por outras etapas de acompanhamento e, embora as iniciativas não sejam indesejadas, o momento é oportuno para a definição de metas, com o planejamento das matrículas em disciplinas e o cumprimento das atividades obrigatórias a serem realizadas a cada semestre visando à sua conclusão em tempo hábil.
Estudantes em situação de PIC
São os estudantes que se enquadram em pelo menos um dos itens abaixo:
1. Abandono por 2 (dois) períodos letivos, consecutivos ou não.
2. Descumprimento do PAE ou não atendimento às suas convocações para elaboração.
3. Extrapolação do prazo sugerido, indicado no Projeto Pedagógico de Curso, para a sua conclusão.
Ações Junto ao Estudante em situação de PIC
O estudante, em colaboração com o Coordenador do Curso, deve propor um Plano de Integralização de Curso (PIC) e submetê-la ao Colegiado/Coordenação de Curso para aprovação e/ou adequação, conforme oferta.