Professora do Curso de Nutrição da UFES lança livro "Administração de Unidades Produtoras de Refeições: Desafios e Perspectivas"

No dia 10 de novembro de 2015, as professoras Tatiana Coura Oliveira (Universidade Federal de Viçosa, Campus de Rio Paranaíba) e Daniela Alves Silva (Universidade Federal do Espírito Santo) lançarão o livro "Administração de Unidades Produtoras de Refeições: Desafios e Perspectivas" no 11º SLACA (Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos), na UNICAMP, com tarde de autógrafos. A obra foi publicada pela Editora Rubio e já está disponível para aquisição no site da referida editora.

Tatiana Coura Oliveira1, Daniela Alves Silva2

1Curso de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba - MG | Brasil
2Curso de Nutrição da Universidade Federal do Espírito Santo | Brasil
As mudanças no estilo de vida e nos hábitos alimentares da população contribuíram para o aumento na realização de refeições fora do lar. Tal fato permitiu o crescimento e desenvolvimento do mercado de alimentação coletiva, representado pelas Unidades Produtoras de Refeições (UPR). O sucesso destes estabelecimentos está atrelado a uma administração adequada, pautada no planejamento de refeições de qualidade que atendam às necessidades dos clientes. A presente obra é constituída por 10 capítulos, escritos por profissionais de diferentes áreas, e aponta os desafios e perspectivas de atuação do profissional nutricionista em UPR.
CAPÍTULOS:
Capítulo 1: Administração de Unidades Produtoras de Refeições: Conceitos e Métodos
Capítulo 2: Planejamento Físico-funcional em Unidades Produtoras de Refeições
Capítulo 3: Aplicação de Novas Tecnologias em Unidades Produtoras de Refeições
Capítulo 4: Custos e Controle de Materiais em Serviços de Alimentação
Capítulo 5: Gestão de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade
Capítulo 6: Ergonomia e Saúde do Trabalhador de Unidades Produtoras de Refeições
Capítulo 7: A Importância da Técnica Dietética na Alimentação Coletiva
Capítulo 8: Gastronomia e sua Aplicabilidade em Unidades Produtoras de Refeições
Capítulo 9: Capacitação dos Manipuladores de Unidades Produtoras de Refeições
Capítulo 10: Consultoria e Assessoria em Alimentação Coletiva