Práticas saudáveis de alimentação e nutrição em ambiente escolar: construção, desenvolvimento e avaliação.

Trata-se de um ensaio comunitário randomizado em duas escolas de uma região de saúde de Vitória/ES com objetivo de avaliar o impacto de um Programa de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na comunidade escolar para redução do consumo de sal, açúcar e aumento do consumo de frutas e hortaliças. A proposta aqui apresentada é a de atuação na comunidade escolar e junto às famílias dos escolares, assegurando processos mais duradouros de EAN e de promoção da alimentação adequada e saudável, valorizando e respeitando as especificidades culturais e regionais dos escolares, professores, merendeiras e famílias. Outra ação será a de atuação junto à equipe Saúde da Família, contribuindo na estruturação e integração de ações de EAN em um território de saúde do município de Vitória, com vistas à replicação em outros territórios do mesmo município.
Integrantes: Maria del Carmen Bisi Molina (Coordenadora), Luciane B. Salaroli, Adriano Vescovi, Marina Galvão Teixeira e Thiago de Sousa Freitas Lima.
Financiador(es): FAPES